O portal do dermatologista. Sobre o Dermato Portal
O Começo

estradaÉ com enorme entusiasmo que dou início a este desafiador projeto: o desenvolvimento de um portal que sirva de ferramenta para o aprimoramento de dermatologistas e patologistas na área da dermatopatologia.

A ideia começou aos poucos, conforme fui me dedicando cotidianamente na última década ao ensino da dermatologia e da dermatopatologia aos residentes do Hospital Federal de Bonsucesso e de outros serviços credenciados da SBD no Rio de Janeiro.

Todos os anos, me perguntam qual livro deveria ser usado como referência… a verdade é que não há um único livro. Vários ótimos livros estão disponíveis, cada um com os seus pontos fortes e pontos fracos. Independentemente do livro escolhido pelo leitor, duas grandes dificuldades costumam ocorrer em maior ou menor grau: a escassez de figuras em função da limitação do número de páginas e a linguagem, muitas vezes excessivamente formal e descritiva, mas sem salientar os conceitos principais ou os aspectos essenciais para o diagnóstico.

Conforme dou minhas aulas, vez ou outra eu ouço:

– Thiago, entendi bem melhor depois que vc me mostrou essas lâminas no microscópio. Você deveria escrever um livro!

Isso para mim parecia, e ainda parece, uma realidade muito distante.

Foi em outubro do ano passado, enquanto eu estava de férias na Bahia, que tive um estalo e lembrei de quando meu grande mestre Bernie Ackerman me disse em 2008 que certamente eu deveria escrever um livro. E me lembrei da maravilha que era a liberdade criativa que ele tinha para desenvolver o seu website.

Foi aí que concluí que gostaria de fazer um site! O trabalho é contínuo e conforme ele vai sendo feito já está disponível ao leitor. Não é necessário ficar escrevendo por anos até que alguém tenha acesso ao conjunto inteiramente pronto. Não há limite para o número de figuras. E eu não precisaria estar preso a um formato pré-determinado.

Sinceramente, espero que o dermatoportal possa tornar a dermatopatologia mais fácil de entender, mais interessante, divertida e excitante!

Seja bem-vindo!