fbpx
O portal do dermatologista. Sobre o Dermato Portal
A dermatopatologia precisa existir formalmente!

1011726_138959012966748_1261823284_nÉ fato que a dermatopatologia é, na maior parte do mundo, especialmente nos Estados Unidos e na maioria dos países europeus, uma área do conhecimento médico compartilhada por dermatologistas e por patologistas.

Como é área de atuação reconhecida nestes países, dispõe de regulamentação, com regras claras de como a formação deve ocorrer, quais são os pré-requisitos e qual é o processo de certificação.

Nos Estados Unidos da América, para se tornar um dermatopatologista é necessário:

a) ter concluído residência médica em dermatologia ou em anatomia patológica;

b) ter concluído um fellowship de 1 ano em dermatopatologia em serviço credenciado;

c) ser aprovado da prova de título de dermatopatologia.

Na Europa, cada país tem as suas regras específicas, mas o processo é semelhante ao que foi descrito acima. A maioria dos países europeus  utiliza como processo de certificação o exame de título de especialista da International Society of Dermatopathology / International Committee for Dermatopathology.  Estas provas podem ser feitas por médicos de qualquer país, desde que preencham os pré-requisitos necessários. Vários dermatopatologistas brasileiros já se submeteram a este exame com sucesso.

No Brasil, a área de atuação em dermatopatologia não é oficialmente reconhecida. Por esta razão, não há R4 oficiais, currículo mínimo ou prova de título. É muito difícil e tortuoso aprender dermatopatologia no Brasil.

Nos últimos anos, venho sugerindo que a Sociedade Brasileira de Dermatologia trabalhe pelo reconhecimento desta área de atuação, que seria compartilhada com a anatomia patológica.

Por um lado, a SBD parece não reconhecer o protagonismo da dermatologia e dos dermatologistas no desenvolvimento da dermatopatologia (escreverei sobre isso em outra oportunidade). Por outro, parece haver resistência de algumas lideranças da Sociedade Brasileira de Patologia no desenvolvimento da área de atuação.